MixLife BioChip 30
A MixLife BioChip 30 é uma mídia de alto desempenho para biofilmes, feita de PE virgem e destinada exclusivamente para uso nos processos MBBR ou IFAS do tratamento biológico de água e efluentes.
O uso do MixLife BioChip 30 em aplicações de filme fixo resulta em eficiência de biodegradação dramaticamente reduzida, portanto, de forma alguma é recomendado
Definições
MBBR Abreviação para Moving Bed Biofilm Reactor (Reator de Biofilme de Leito Móvel)
IFAS Sigla para Integrated Fixed Film Activated Sludge Process; significa a combinação de MBBR e do processo de lodo ativo em um tanque de tratamento
Superfície Superfície ativa protegida contra influência mecânica gerada pelas mídias MBBR que está totalmente disponível para a fixação de biofilmes. A superfície ativa da MixLife BioChip 30 é proveniente de um detalhado sistema de poros, somando até 5.500 m²/m³.
Biofilme Soma dos microrganismos (biocenose) colonizando a superfície da mídia.
Substrato Significa o total de poluentes no efluente a ser removida pelo metabolismo dos microrganismos da biodegradação.
Amostra filtrada Amostra do efluente inicialmente filtrada por um filtro de membrana (diâmetro do poro de 0,45 mícron) antes da medição e análise dos parâmetros do efluente. Devido à filtração, os parâmetros correspondentes são medidos como parâmetros dissolvidos.
Limitação Limitação/redução da eficiência da biodegradação resultante de condições sub-ótimas do processo.
Sistema de retenção Instalado na saída do MBBR, prevenindo que as mídias saiam do tanque.
Sistema de aeração Equipamento no fundo do tanque para fornecimento de ar comprimido (ou oxigênio técnico) para o tanque de reação.
N & P N (nitrogênio) e P (fósforo) são nutrientes indispensáveis para o crescimento da biomassa. N & P devem ser permanentemente disponíveis em quantidades suficientes no efluente, de modo a garantir uma remoção biológica ótima dos poluentes pelos microrganismos. No caso de qualquer falta de N & P, a eficiência de biodegradação é reduzida drasticamente, dependendo da intensidade dessa falta de nutrientes.
Razão C-N-P A biomassa permanentemente regenerada devido à biodegradação de poluentes (crescimento da biomassa) incorpora N & P assim como C (carbono) em sua substância. A razão C:N:P para a biomassa é geralmente 100:5:1. O carbono é disponível no efluente na forma de DQO (Demanda Química de Oxigênio), enquanto os nutrientes, N & P são, pelo menos em certas aplicações em efluentes particulares, insuficientes ou indisponíveis e precisam ser adicionados (constate o parágrafo 5).
Condições de estrutura operacional para uma aplicação apropriada e prevenção de danos
Para garantir uma aplicação sem problemas do MixLife BioChip 30 e prevenir danos e/ou até destruição das mídias, os pontos a seguir devem ser respeitados:
- Conforme o seu propósito, as mídias devem ser usadas apenas em sistemas MBBR ou IFAS para tratamento biológico de água e efluentes.
- O efluente / água não pode conter substâncias desintegradoras de PE.
- Não deve haver de forma alguma exposição da MixLife BioChip 30 à radiação UV (Observe especialmente ao armazenar o material.)
- As mídias devem ser mantidas em suspensão permanente na água. Por este motivo, deve-se fornecer agitação – dependendo do processo (aeróbio ou anaeróbio), o fornecimento da agitação é realizado através de aeração (tratamento aeróbio) ou por misturadores de rotação lenta (em processos de tratamento anaeróbio).
- A MixLife BioChip 30 não devem entrar em contato direto com qualquer dispositivo/item/superfície que possa danificá-las ou até destruí-las (como bombas (exceto bombas de ar), misturadores de rotação rápida, etc.).
- O tanque MBBR deve ser equipado com uma proteção de transbordamento; caso contrário as mídias podem ser perdidas em um evento de transbordamento
- Para retenção das mídias no tanque, deve ser instalada uma tela apropriada de retenção de mídias no MBBR para prevenir a perda de mídias e a diminuição da eficiência de biodegradação.
- Todas as saídas do tanque devem ser checadas e protegidas de qualquer potencial escape de mídias. A MixLife BioChip 30 possui uma média de espessura no material de aprox. 1 mm; portanto todos os vãos do tanque devem ser selados antes do preenchimento com as mídias.
Sistema de retenção apropriado para as mídias MixLife BioChip 30
Geralmente qualquer tela de retenção adequada para o uso com o MixLife BioChip 30 deve ser feita como tela perfurada, dado que as mídias são muito planas (aprox. 1 mm). Qualquer tela com fendas é, portanto, inadequada para a retenção do MixLife BioChip 30.
Exemplos em larga escala de telas de retenção adequadas para o MixLife BioChip 30.
- Folha perfurada de aço.
- Ser desenhada como peneira tubular (diâmetro preferencial de 300 ou 600 mm) ou como peneira plana (ambos tipos são possíveis).
- Diâmetro dos furos da tela: menor que 25 mm, diâmetro ótimo do furo: 20 mm.
- Distância entre os centros dos furos: aprox. 25 mm com um diâmetro de furo de 20 mm.
Produto Semiacabado:
Folha de aço com perfuração Rv 20 – 25 (ilustração fora de escala); fornecedor: p.ex. ProMetall GmbH.
Alternativamente, as perfurações podem ser feitas pelo cliente (diâmetro de furo = 20 mm; distância entre os centros dos furos = 25 mm).
- Superfície livre recomendada da tela: pelo menos 58% do total da superfície da tela.
- Vazão de água recomendada através dos furos individuais da tela: ≤ 0,02 m/s.
- Ao projetar a tela de retenção, a taxa máx. de vazão (Qmax) deve incluir um fator de segurança no caso de potenciais flutuações no fluxo (p.ex. devido à chuva ou água de superfície) que deve ser levado em consideração!
- Em geral, deve ser observado que a turbulência no reator (gerada pela aeração ou misturadores) é mais intensa que a vazão da água pelas telas de retenção; caso contrário as mídias podem se acumular na tela de retenção e causar um transbordamento não intencional do tanque.
Observação
Nós oferecemos assistência e suporte para projeto/dimensionamento da tela de retenção de mídias aos compradores das mídias MixLife BioChip 30. Entre em contato conosco por vendas@mbbr.eco.br
Clarificação Secundária (Remoção de TSS após tratamento biológico)
Devido à biodegradação dos poluentes contidos no efluente, um excesso de lodo (biomassa regenerada) é permanentemente gerado no tanque MBBR. Este excesso de lodo deve ser removido do efluente biologicamente tratado por meios apropriados de separação de sólidos. Caso contrário, a qualidade necessária no efluente tratado não poderá ser atingida e qualquer resultado de medições não será significativo.
O dispositivo de clarificação secundária deve ser projetado pelo cliente conforme as regras e padrões gerais reconhecidos de engenharia.