Comissionamento do MBBR

Como abrir a embalagem e como encher o tanque com as mídias

Antes de adicionar as mídias no tanque MBBR, este deve ser checado de modo a garantir que nenhuma mídia MixLife BioChip 30 possa sair do tanque não intencionalmente. Deve ser assegurado que qualquer abertura, tela de retenção, componente do tanque, etc., foi construído e montado de uma maneira que previna a saída não intencional do tanque de qualquer elemento de mídia, por exemplo, através de fendas ou lacunas que possam existir.

Normalmente o MixLife BioChip 30 é entregue em BigBags (peso líquido: 255 kg cada um) contendo 1,5 m³ de mídias, como mostrado nas imagens abaixo.

IMPORTANTE: 

Observe que a MixLife BioChip 30,  é um produto compactado a granel. Devido às vibrações e movimentos que ocorrem durante o transporte, o material pode ficar ainda mais compactado. O centro de gravidade dos BigBags pode ser deslocado em diferentes direções. Isso deve ser levado seriamente em consideração quando os BigBags estiverem sendo descarregados.

Os BigBags têm pelo menos quatro ilhós de retenção. Por meio de guindaste + cabo / corrente, os BigBags podem ser engatados nestes ilhós e transportados até o local de destino.

manual de instrucoes fig4 mbbr Mixlife biochip30 Biomídia MBBR
BigBag sendo transportado por guindaste

O modo mais eficiente de preencher o tanque MBBR com as mídias é pendurar o BigBag aprox. 1,5m acima da lâmina d’água do tanque. Subsequentemente, três bordas da base do BigBag devem ser cortadas com uma faca, fazendo com que o MixLife BioChip 30 seja despejada. Pelo menos três cortes ao longo das três bordas da base são necessários. Isso se dá pelo fato das mídias estarem normalmente muito compactadas nos BigBags. Podem, portanto, não caírem das BigBags no caso de menos cortes ou cortes menores.

manual de instrucoes fig5 Mixlife biochip30 Biomídia MBBR
BigBag sendo cortado ao longo da borda da base
manual de instrucoes fig6 mbbr Mixlife biochip30 Biomídia MBBR
Mídias Mixlife Biochip 30 caindo do BigBag

IMPORTANTE:

Ao cortar os BigBags / ao preencher o tanque com MixLife BioChip 30, é imperativo que nenhuma parte do alumínio da embalagem caia no tanque. Caso contrário, pedaços do alumínio podem bloquear as telas de retenção de mídias. Isto pode ocasionar um transbordamento não intencional no tanque.

O fenômeno da flutuação da mídia “virgem”, ou seja, não colonizada – explicada em mais detalhes abaixo no parágrafo 8.2 – deve ser considerado ao encher o tanque com as mídias! Grandes volumes de mídia em tanques de bordas baixas podem levar a um empilhamento alto delas na superfície da água.

Sob certas circunstâncias, isso pode resultar na perda de mídias devido à influência do vento e/ou geração de espuma! (Não apenas relativo à iminente perda de eficiência de degradação, mas também em termos de ordem e limpeza da ETE, a impressão correspondente para o cliente deve ser considerada). A perda não intencional de mídias pode ser prevenida ao encher as mídias passo-a-passo, por exemplo.

Submergindo/misturando as mídias MixLife BioChip 30

Inicialmente, o MixLife BioChip 30 sem biofilme possui características hidrofóbicas com uma densidade de material de aprox. 0,95 kg/L. Como consequência, as mídias “virgens” (ou seja, sem biofilme) irão flutuar na superfície da água após serem colocadas no tanque MBBR.

Assim que o crescimento de biomassa nas mídias aumenta, o MixLife BioChip 30 se torna hidrofílico. Uma vez totalmente colonizado, a densidade do material se aproxima da densidade da água na dependência das características do biofilme. Consequentemente, as mídias irão submergir e podem ser misturadas à água.

As seguintes condições são pré-requisito para uma submersão/mistura das mídias:

  • Temperatura de água suficiente.
  • Fornecimento suficiente de substrato (concentração suficientemente alta de substrato).
  • Fornecimento suficiente de nutrientes.
  • Energia de agitação suficiente (ar comprimido ou misturadores).

Se a energia de mistura for aplicada na forma de ar comprimido, a taxa de vazão deve ser maior que a vazão mínima requerida para agitação sob condições normais de operação (ver parágrafo 7.1) de modo a criar turbulências no tanque suficientes para submergir/misturar as mídias.

O crescimento do biofilme depende, entre outros, da temperatura da água assim como das condições do processo. Por exemplo, bactérias nitrificantes crescem muito mais lentamente que bactérias removedoras de DQO. O tipo de efluente (concentração de substrato) ter um impacto significativo na taxa de crescimento dos microrganismos.

Dependendo dos aspectos mencionados acima, leva-se de alguns dias a várias semanas até que o crescimento de biofilme seja suficiente para a mídia se tornar submersa.

IMPORTANTE

Antes de encher o tanque com água e posteriormente com MixLife BioChip 30, o tanque deve ser verificado quanto à estanqueidade e à ausência de quaisquer vãos. Além disso, todo o equipamento no tanque deve ser verificado quanto ao assentamento firme e instalação correta!

manual de instrucoes fig7 mbbr Mixlife biochip30 Biomídia MBBR
Tanque MBBR recentemente preenchido com mídias “virgens” MixLife BioChip 30. As novas mídias ainda não estão suficientemente colonizadas por biofilme. Portanto, estão flutuando na superfície.
manual de instrucoes fig8 mbbr Mixlife biochip30 Biomídia MBBR
O mesmo tanque alguns dias depois. Devido a condições ótimas de processo, as mídias MixLife BioChip 30 foram colonizadas pelo biofilme em alguns dias e estão completamente submersas no efluente.

Acelerando a mistura das mídias MixLife BioChip 30

Medidas adicionais podem ajudar a acelerar a mistura das mídias e o crescimento da biomassa. Diretamente após adicionar as mídias ao tanque, enquanto elas ainda estão flutuando, é útil estabelecer uma turbulência alta ou até um fluxo de circulação vertical no tanque. Devido ao fluxo de circulação, as mídias não colonizadas serão dragadas da superfície para o meio do tanque. Isto irá acelerar a umidificação das mídias, o que é essencial para a colonização da biomassa. 

O estabelecimento de tal fluxo de circulação só funcionará corretamente se as condições técnicas correspondentes forem fornecidas (p.ex. muitos tubos de alimentação de ar com controle individual, veja figura abaixo). Ao bloquear certas áreas da grade de aeração, o tanque será aerado em apenas um lado. Isso leva à geração de um fluxo de circulação vertical, em que a água flui para cima no lado aerado e para baixo no lado não aerado do tanque.

A figura abaixo mostra o tubo principal de distribuição de ar, que se divide em três tubos de alimentação com controle individual (o quarto é para outro propósito). sendo inicialmente direcionados para as paredes do tanque e depois através do fundo. Neste caso em particular, aeradores de membrana estão conectados a cada um dos tubos de alimentação de ar.

No caso particular mostrado abaixo, um fluxo de circulação pode ser estabelecido ao bloquear os tubos de alimentação de ar 1 e 2.

manualdeinstrucoes aeracao tubos fig9 Biomídia MBBR

Uma medida adicional aplicável para acelerar o crescimento da biomassa é adicionar lodo semente. Por ser lodo ativo “convencional” retirado de outra planta, o lodo semente fornece um certo grupo de microrganismos especializados cuja concentração no lodo é significativamente maior que seu conteúdo natural no efluente cru ou no ar. 

Ao adicionar lodo semente, o crescimento destes organismos específicos do efluente irá acelerar, dado que o lodo foi retirado de outra planta tratando um tipo similar de efluente. No caso onde foi usado qualquer lodo semente de uma planta tratando um diferente tipo de efluente, a taxa de mortalidade pode aumentar enquanto a vantagem mencionada previamente será minimizada.

Os principais pontos a serem considerados ao utilizar lodo semente são os seguintes:

  • Use apenas lodo ativo fresco que esteja biologicamente ativo. Qualquer lodo pré-tratado (p. ex. de sistemas de drenagem) é inapropriado.
  • Recomendamos o uso de lodo ativo de ETEs onde um tipo similar de efluente é tratado (microrganismos selecionados).
  • Quanto maior o conteúdo de matéria seca volátil, maior será a concentração inicial de microrganismos úteis.
  • Quanto maior o volume de lodo semente aplicado, maior a concentração inicial de microrganismos úteis.
  • No caso de a planta ser operada em operação contínua desde o início (fluxos contínuos de afluente e efluente), pode ser possível que muitos lotes de lodo ativo sejam necessários devido aos efeitos de lavagem.

Resumo: Abrindo a embalagem e enchendo o tanque com as mídias

Os seguintes requisitos devem ser atingidos antes do enchimento:

  • Inspeção minuciosa do tanque MBBR e das telas de retenção instaladas nele; não deve haver nenhuma abertura onde as mídias MixLife BioChip 30 possam sair do tanque.
  • O tanque já foi cheio (completa ou parcialmente) com água será preenchido com água/efluente diretamente após a colocação das mídias.
  • O sistema de aeração e os misturados estão funcionando e prontos para operação.
  • A água/efluente no tanque MBRR contém (pelo menos parcialmente) substrato biologicamente utilizável.
  • Concentração suficiente de nutrientes e elementos traço como fósforo, nitrogênio, ferro, magnésio, etc., estão disponíveis no efluente.
  • Condições ótimas da água para o crescimento da biomassa em termos de parâmetros como temperatura da água, pH, conteúdo de oxigênio, etc., foram ajustados.

Observe durante o enchimento:

  • Os BigBags devem ser transportados para o tanque MBBR de destino utilizando os ilhós em conjunto com um guindaste. O BigBag é pendurado sobre o tanque, onde o acesso a ele deve ser garantido considerando instruções de segurança aplicáveis (se necessário, a equipe de execução deve estar segura e protegida por cinto de segurança, capacete, etc.).
  • O BigBag pendurado sobre o tanque deve ser cortado com uma faca ao longo de três das bordas de sua base
  • As mídias MixLife BioChip 30 irão cair do BigBag, deve-se garantir que o BigBag seja esvaziado completamente. Também deve ser observado que nenhuma parte do alumínio da embalagem caia no tanque.
  • A flutuação inicial das mídias sem biofilme é usual e deve ser aceite. No caso de bordas baixas e em potenciais efeitos de transbordamento ou perda de mídias devido à espuma, ou vento, o processo de enchimento deve ser interrompido e retomado posteriormente.

Sob algumas circunstâncias, as seguintes ações podem acelerar o processo de mistura das mídias e/ou o crescimento inicial dos biofilmes:

  • Criação de uma alta turbulência ou fluxo de circulação no tanque.
  • Semeadura através  de lodo biologicamente ativo.
plugins premium WordPress