Retrofit Ou Revamp?

Como Aumentar A Capacidade Da ETE Sem Fazer Ampliação Da Área Ocupada?

Nas estações de tratamento de água (ETA) e esgoto (ETE) a criação de novas instalações e ampliação da área ocupada é limitada devido aos valores altos para realização das intervenções, desta forma, impactam o crescimento de industrias e dos serviços municipais.

A principal alternativa para este cenário são as obras de Retrofit e Revamp que aproveitam parte ou toda a área disponível sem necessitar de novas instalações e sem gastar muito dinheiro.

O Que É Revamp?

Revamp é o ato de renovar, revisar ou melhorar uma instalação, de forma que, a mesma volte a capacidade inicial.

Como por exemplo, um tanque de estação de tratamento de esgoto com capacidade inicial de 100m3/h com o passar dos anos reduz sua capacidade para 70m3/h (o problema pode ocorrer por diferentes empecilhos, como entupimento, pouca oxigenação do sistema e até mesmo produtos e difusores quebrados). Sendo necessário então a técnica de Revamp reformando o sistema para que volte a capacidade inicial de reserva sem necessitar da ampliação da área ocupada.

O Que É Retrofit?

O Retrofit é a técnica utilizada para aumentar a capacidade inicial e produtividade sem aumentar o espaço. Aumentando a qualidade do efluente e diminuindo os índices de DQO e DBO do sistema sem aumentar a área ocupada.

Qual É O Objetivo Do Retrofit?

O principal objetivo é o aumento da vazão e/ou eficiência do sistema. É possível obter uma intervenção pequena no sistema através da utilização de peneiras, módulos de decantação ou com a utilização de difusores melhores como os difusores MixLife que permitem uma maior aeração do sistema.

As principais alternativas para conquistar uma grande intervenção no sistema é através da utilização das mídias MBBR (recomenda – se as mídias MixLife BioChip 30 e BioFlakes que possuem superfície ativa protegida de 5.500 m2/m3 e excelente custo benefício), ou aderindo a um sistema IFAS de forma que, ambos aumentam a quantidade de microrganismos, a aeração e a eficiência do sistema.

Também é possível ter uma grande intervenção através de filmes fixos, para o esgoto passar com maiores quantidades de matéria orgânica, e o MBR (reator biológico de membrana) que consegue reter os vírus e bactérias.

plugins premium WordPress