Processo Biomídia MBBR MixLife BioChip 30 Em sistemas de aquicultura RAS

Para cumprir os padrões de qualidade da água para peixes ou outros organismos aquáticos, os contaminantes orgânicos e compostos nitrogenados encontrados na água principalmente como amônio devem ser removidos. A redução de nitrogênio até um nível que não seja perigoso para os peixes é um dos maiores desafios do sistema de tratamento em sistemas de aquicultura em recirculação. O “Processo MixLife BioChip 30 em RAS” é perfeitamente aplicável para este propósito.

MixLife Biochip na Aquicultura RAS Biomídia MBBR
Esquema: Processo MixLife BioChip 30 em RAS

A  mídia carreadora para imobilização de microrganismos MixLife BioChip 30 possui uma superfície protegida efetiva de até 5.500 m²/m³. Isso a torna a mídia com a maior superfície atualmente no mercado global. O processo MixLife BioChip 30 em RAS oferece taxas de remoção até 6 vezes maiores do que sistemas similares.

Neste processo, o volume a ser tratado é levado do tanque de cultivo ao de tratamento contendo MixLife BioChip 30. Este tanque é baseado no princípio MBBR (Reator de Biofilme de Leito Móvel; ou processo de leito fluidizado). Este é caracterizado por microrganismos sésseis que colonizam a superfície da mídia e então estabelecem um fino biofilme. 

As mídias podem se mover livremente pela água sendo mantidas em suspensão pelo ar proveniente dos aeradores instalados no fundo do tanque. No primeiro estágio, em um tanque MBBR aerado, os microrganismos nitrificantes imobilizados na superfície da mídia transformam o nitrogênio do amônio (NH4-N) para nitrito (NO2) e depois para nitrato (NO3). Este processo é chamado nitrificação.

biomidia mixlife colonizada brasil Biomídia MBBR
Mídia MixLife BioChip 30 (5.500 m²/m³) colonizada

Normalmente, a água tratada biologicamente no modo explicado acima é levada de volta para o tanque de crescimento. Opcionalmente, no caso de altas concentrações de nitrato, uma parte do volume da água pode ser conduzido do estágio de nitrificação para um segundo estágio MBBR com misturadores, mas não aerado. Devido às condições ajustadas para este tanque também equipado com MixLife BioChip 30, o processo de desnitrificação anóxico ocorre. Ali, o nitrato (NO3) é transformado em nitrogênio elemental (N2),  liberado na atmosfera como um gás inofensivo. Subsequentemente, o volume parcial desnitrificado pode ser reciclado do tanque de desnitrificação de volta para o estágio de nitrificação.

 
plugins premium WordPress