Otimização De Estações Biológicas De Tratamento De Águas Residuais Utilizando Tecnologia MixLife BioChip 30

Quando o aumento de performance se torna necessário / para otimização de projetos sobrecarregados.

A sobrecarga das estações biológicas de tratamento de água, esgoto e requisitos mais rigorosos de descarga (nitrificação e desnitrificação, dependendo das circunstâncias) se torna um desafio aos responsáveis pelos projetos. Muitos problemas desse tipo podem ser resolvidos aumentando a biomassa ativa. Mas como, se os tanques de filtragem estão no limite e o volume disponível não é suficiente? Especialmente para a nitrificação, a demanda é especialmente elevada.

Por meio da tecnologia MBBR (Moving Bed Biofilm Reactor) ou IFAS (Integrated Fixed-Film Activated Sludge), respectivamente, as plantas existentes podem ser modificadas para um aumento de desempenho. Ao fazê-lo, a biomassa que, de outra forma, fica sem contato com a biomassa ativa, será tratada em materiais portadores especiais. A mídia portadora está sendo retida nos tanques através de filtros mecânicos sendo misturada pelo ar do sistema ou difusores. Portanto, o volume de mídia é preferencialmente até 50% do volume do tanque.

O Processo MBBR Oferece Muitas Vantagens Ao Projeto

Nos tanques de reação MBBR, as condições ambientais são ajustadas aplicando diferentes materiais transportadores de forma que, conforme a necessidade, pode se analisar se o crescimento microbiano está sendo atingido. Aplicando pelo menos dois elementos portadores diferentes (MixLife BioChip 30) + portador de corpo oco, que por diferir em sua forma e tamanho, também mostram diferentes características mecânicas na água. Consegue-se assim, definir condições ambientais para bactérias/fungos ou organismos pastosos (protozoários e metazoários) de forma que ao grupo desejado de organismos seja fornecido com condições ideais de crescimento, portanto, possa cumprir a tarefa de metabolismo desejada.

comparativo mbbr mixlife k1 Biomídia MBBR
Fig.1: Mixlife BioChip 30 com portadores de corpo oco (K1)
comparativo mbbr biologia poro Biomídia MBBR
Fig. 2: Organismo em um poro
Comparativo MBBR MixLife K3 Biomídia MBBR
Fig. 3: Mixlife BioChip 30 com portadores de corpo oco (K3)
mbbr biologia poro Biomídia MBBR
Fig. 4: Alimentador de filtro de bactérias
Comparativo MBBR MixLife K1 k10 Biomídia MBBR
Fig.5: Mixlife BioChip 30 com portadores de corpo oco (K1 + K5)
mbbr biologia area protegida 6 Biomídia MBBR
Fig.6: Alimentador de filtro de bactérias

As Principais Vantagens:

As colônias biológicas existentes são normalmente mal separadas em tanques secundários de decantação, portanto, podem ter um impacto negativo nas concentrações de efluentes dos parâmetros a serem eliminados. Organismos como protozoários e metazoários metabolizam os micro flocos e, assim, reduzem o excesso de lodo. Isso implica menos lodo e concentrações otimizadas de efluentes.

Devido aos poros presentes nos portadores MixLife BioChip 30, a biomassa consideravelmente mais ativa pode ser mantida no tanque de reação MBBR, o que contribui para um desempenho extremo. Mesmo em tanques de reação mais baixos (tanques/reatores menores), um desempenho mais alto pode ser alcançado. Isso significa uma alta eficiência de remoção em um espaço reduzido, com alta estabilidade de processo (alta performance).

Devido à imobilização de organismos de crescimento lento (bactérias nitrificantes) nos portadores porosos MixLife BioChip 30, uma manutenção elevada de lodo é garantida. Este processo, por sua vez, leva à nitrificação no sistema, portanto, estabelece as bases para a eliminação de nitrogênio por meio da desnitrificação.

Os tanques de reação MBBR existentes operados com portadores de corpo oco podem ter seu desempenho aumentado adicionando mídias MixLife BioChip 30 até um preenchimento de 50% do volume. Um “ajuste” sem reestruturação ou novas construções.

1 m³ de mídia MixLife BioChip 30 pode compensar a biomassa de 6 – 10 m³ de mídias de corpo oco (fator 6 – 10) e o volume de reação (do tanque) pode ser correspondentemente menor. Para os tanques existentes, isso significa que um certo volume dos transportadores de corpo oco existente poderia ser substituído por uma quantidade fracionária de MixLife BioChip 30 para alcançar a mesma eficiência de remoção. Alternativamente, os portadores de corpo oco na planta existente também podem ser mantidos e complementados com a mídia MixLife BioChip 30 para um aumento de desempenho fácil e eficiente.

plugins premium WordPress